aeronáutica

FAB realiza Exercício Conjunto Tínia simulando conflito entre forças armadas

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

Na manhã desta terça-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma coletiva de imprensa com a participação do comandante da Ala 4 e diretor do exercício, coronel aviador Aly Cesar Charone. O objetivo era apresentar a 3ª edição do Exercício Conjunto (Excon) Tínia, que teve início na última segunda-feira e ocorre até o dia 26 de novembro, em Santa Maria.

O Excon Tínia é considerado o maior exercício da FAB. O treinamento reúne mais de 1,2 mil militares, 24 unidades aéreas e de infantaria e cerca de 50 aeronaves em uma simulação de guerra convencional, chamada de guerra regular, que retrata um conflito entre forças armadas de dois países ou alianças de nações.

Hemocentro de Santa Maria precisa com urgência de doação de todos os tipos de sangue

De acordo com o coronel Charone, o objetivo da ação é treinar os militares no cumprimento de Ações de Força Aérea em cenário tático, fictício e dinâmico, simulando um conflito regional.

- Isso contribui para a manutenção da operacionalidade dos nossos tripulantes, pilotos e militares, para cumprirmos nossa missão de Força Aérea de pronta resposta e defesa do espaço aéreo da melhor forma possível. A finalidade é que os militares estejam sempre prontos para cumprir a nossa missão - afirma Charone.

Os militares serão adestrados em diversas ações, como assalto aeroterrestre; ataque, controle e alarme em voo; defesa antiaérea; escolta; reabastecimento em voo (Revo); reconhecimento aeroespacial; ressuprimento aéreo e demais atividades.

Hospital Regional começa atendimentos para cirurgias

O treinamento conta com a participação de diferentes tipos de aeronaves, como os caças A-1 AMX, A-29 Super Tucano e F-5M, e as aeronaves de transporte KC-390 Millennium, C-130 Hércules e C-95 Bandeirante, o helicóptero H-60 Black Hawk e as aeronaves remotamente pilotadas RQ-450 e RQ-900. Além disso, haverá o emprego dos Grupos de Defesa Antiaérea em aproveitamento do Excon Tínia, integrando a Operação Escudo Antiaéreo, que funciona operando o sistema de míssil IGLA-S.

Na coletiva, coronel Charone contou com o apoio do coronel aviador Wilson Paulo Correa Marques, comandante da Base Aérea de Santa Maria, que esteve à frente de toda a questão administrativa, além do suporte como apoio, preparo, hospedagem e alimentação. O coronel Wilson relata que será um exercício desafiador, onde as estruturas estão sendo colocadas à prova.

Gol tem nova data e novo avião para voo de Santa Maria a Guarulhos

- É um grande momento, em que a guarnição de Santa Maria une esforços para, com outras unidades da Força Aérea, possa desenvolver esse exercício tão importante para manutenção do nosso treinamento, da nossa capacidade operacional, e para manutenção, principalmente, da missão da FAB, que é congregar todas essas atividades em prol da proteção do espaço aéreo - enfatiza.

A 1ª edição da operação foi realizada em Canoas e Santa Maria de forma conjunta, e agora, pela segunda vez consecutiva, ocorre em Santa Maria. De acordo com o coronel Charone,a escolha pela realização no município se dá em virtude da Base Aérea - Ala 4 ser destinada a operações desse porte.

- A Base Aérea - Ala 4 é vocacionada à operacionalidade. Existem quatro esquadrões operacionais e esquadrão de segurança e defesa. Então, temos toda a estrutura e todo o pessoal e profissionalismo aqui, dentro de Santa Maria, na Ala 4 - explica o coronel Charone.

Para hospedagem e alimentação, vaquinha de familiares para júri da Kiss precisa arrecadar R$ 400 mil

Além da 3ª edição do Excon Tinia, ocorrem, também, o Adestramento Conjunto Meridiano - Ibagé, que é coordenado pelo Exército Brasileiro (EB), e a Operação Escudo Antiaéreo, sob responsabilidade do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) da FAB, entre os dias 10 e 14 de novembro.

A Excon conta com um grande número de participantes, tendo em vista as demais operações que ocorreram ao mesmo tempo na Base Aérea de Santa Maria (BASM). Sendo assim, foi adotado o plano de biossegurança para prevenção da contaminação por Covid-19, reforçando o sistema de check-in, transporte coletivo, monitoramento pessoal, sempre exigindo o uso obrigatoriamente de máscara.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM lança licitação para reforma do prédio da antiga Reitoria

Próximo

VÍDEO: saiba quem comanda as primeiras horas da manhã na CDN

Geral